Até qual idade devo ir ao ginecologista?
Postado em: 08/11/2021
Assim como é importante para o homem se consultar com o urologista, por sua vez, para as mulheres é de grande relevância ir ao ginecologista. Uma vez que este tipo de profissional detém o conhecimento e experiência necessários para cuidar da saúde do sistema reprodutor feminino.
Mas, você sabe até qual idade deve-se ir ao ginecologista? Se não, venha tirar esta dúvida com a gente, confira as informações a seguir.
Há idade certa para deixar de ir ao ginecologista?
Ter uma rotina ativa quanto a realização de vários exames a fim de manter um boa visão de como está o corpo é sempre bom, você já deve saber disso. Entretanto, quando se trata de exames mais específicos, como aqueles feitos por um profissional ginecologista, muitas dúvidas aparecem.
Assim, uma das questões mais frequentes é sobre a até que idade uma mulher deve se consultar com um ginecologista. Dessa forma, e sem mais delongas, de acordo com o site oficial do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), o Ministério da Saúde se pronunciou a respeito.
Desta feita, as mulheres devem visitar o ginecologista até os 64 anos de idade a fim de realizar exame ginecológico preventivo. A tomada de atitude pelo Ministério da Saúde tem por base alguns objetivos, por exemplo:
- Controle da incidência de casos de câncer no colo do útero, o segundo mais comum entre as mulheres;
- Maior número de exames feitos por mulheres através do SUS (Sistema Único de Saúde).
Sendo assim, de início, durante os dois primeiros anos do exame preventivo, então, caso os resultados sejam positivos, o período da renovação do exame será aumentado. Assim, deve ser realizado a cada 3 anos.
Você sabe quais doenças ginecológicas podem atingir as mulheres após os 60 anos de idade?
Ainda que não se pense muito nisso, mesmo depois da menopausa, há algumas doenças que podem atingir ginecologicamente as mulheres. A falta de atenção para este fato se dá por conta de, muitas vezes, a terceira idade se preocupar com doenças que afetam o coração, as articulações, por exemplo.
No entanto, o cuidado íntimo deve continuar. Por sua vez, algumas das doenças ginecológicas e mais comuns que atingem as mulheres depois do 60 anos de idade são as seguintes:
- Câncer de ovário;
- Câncer de útero;
- Câncer de vulva;
- Câncer de endométrio;
- Candidíase, entre outras.
Por isso, manter os exames preventivos em dia pode ajudar no diagnóstico e tratamento de alguma dessas doenças caso apareçam.
Além disso, contar com uma equipe profissional especializada para te acompanhar nos exames de rotina fará com que você se sinta mais segura.
Desse modo, seja para fazer exames preventivos, tirar suas dúvidas ou realizar tratamento, agende sua consulta com a Clinc Care.