Auriculoterapia: o que é e para o que é indicada?
Postado em: 22/05/2023
A Auriculoterapia é um ramo da acupuntura que trata de doenças físicas e mentais por meio de estímulos nas orelhas, que possuem pontos de reflexos correspondentes aos órgãos e funções do corpo humano.
Na técnica chinesa, qualquer alteração de cor, textura ou sensibilidade na orelha demonstra que aquela parte do corpo representada física e energeticamente apresenta alguma deficiência.
Em um simples exercício de imaginação, é possível entender como cada ponto em desequilíbrio corresponde a um órgão ou função do corpo humano. Olhamos para a orelha como se ela representasse um feto de cabeça para baixo.
A terapia tem alcançado bons resultados no controle da ansiedade, no combate contra o tabagismo, sintomas de dor na coluna, muscular e nas articulações, gastrite, insônia, obesidade, entre outros.
A auriculoterapia apresenta bons resultados ainda em pessoas que sofrem de algum tipo de distúrbio mental, como ansiedade e depressão. O paciente se recupera sem precisar tomar remédios considerados fortes.
Como funciona a auriculoterapia
Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.
O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano por constituir um microssistema, podendo refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos membros, tronco, dos tecidos e dos órgãos dos sentidos. Quando se produz um estado patológico em qualquer parte do corpo humano isto é refletido na orelha com reações positivas de caráter e localidades diferentes, específicas a cada enfermidade.
Agulhas, esferas, sementes, ímãs ou aplicações de raio laser são instrumentos usados para estimular os pontos e restabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo.
Quando a auriculoterapia é indicada?
A auriculoterapia é especialmente indicada quando o paciente não deseja ou está impedido de usar agulhas de acupuntura por qualquer motivo, e também como complemento à terapia com agulhas para continuar o tratamento em casa.
As recomendações mais comuns são:
Dores crônicas: enxaquecas, dores nas costas, reumatismo, dores articulares e fibromialgia.
Distúrbios do sono: insônia e sono agitado.
Transtornos emocionais: ansiedade, estresse, depressão e síndrome do pânico.
Dependências químicas: tabagismo e vícios em substâncias (medicamentos).
Distúrbios digestivos: gastrite, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável.
Desordens hormonais: sintomas da menopausa, síndrome pré-menstrual e alterações hormonais.
Alergias e problemas respiratórios: rinite, sinusite, bronquite e asma.
Problemas de peso: auxilia no controle do apetite e no emagrecimento saudável.
Desordens dermatológicas: acne, eczema e psoríase.
Condições neurológicas: paralisia facial, neuropatias periféricas e tonturas.
Melhoria do sistema imunológico: fortalecimento da resistência e prevenção de doenças.
De todas as formas, é sempre bom enfatizar que a auriculoterapia, qualquer que seja a técnica empregada, é uma terapia complementar e não substitui o tratamento convencional da medicina ocidental.
É recomendado sempre consultar um profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
Quem pode fazer a auriculoterapia?
O tratamento pode ser realizado em qualquer pessoa, independentemente da idade, sendo indicado para crianças, adultos e idosos. Os efeitos colaterais são praticamente nulos.
Estudo realizado por pesquisadores chineses sobre a segurança das sessões, demonstrou que o efeito adverso mais comum é uma pequena irritação no local, mal-estar, pequenos sangramentos e náuseas. Contudo, esses efeitos foram constatados em menos de 5% dos pacientes tratados.
Quantas sessões são necessárias?
O número de sessões necessárias para que o paciente desfrute dos benefícios esperados depende muito de cada caso. Quadros mais leves podem começar a apresentar melhora desde a primeira aplicação, enquanto outros precisarão de maior estímulo para promoção do efeito esperado.
Em geral, são recomendadas até 10 sessões, conforme método escolhido.
Pronto para experimentar os benefícios da auriculoterapia? Agende agora mesmo uma sessão na Clinic Care e inicie sua jornada rumo ao equilíbrio físico e emocional.
Leita também:
A utilização da Acupuntura Auricular no tratamento da hérnia de disco cervical