Benefícios da Acupuntura na gravidez

Postado em: 30/05/2019

Toda gestante sabe que o uso de medicamentos  sem a orientação médica adequada, principalmente no início da gravidez, pode colocar em risco a saúde e até a vida do bebê, não é mesmo? Como opção para suavizar possíveis desconfortos, a acupuntura pode ser uma boa pedida nesta fase.

Como você já deve saber, a técnica da acupuntura vem da Medicina Tradicional Chinesa e consiste na estimulação das terminações nervosas do corpo por meio de finas agulhas que atravessam a camada superior da pele.

Preste atenção que curioso: embora a acupuntura exista há milênios, muita gente não aproveita dos seus benefícios no parto e durante a gestação. Uma das grandes vantagens de ser gestante hoje em dia, é poder desfrutar do acesso à informação.

Acompanhe este artigo até o final e vamos te mostrar que o método é seguro para mãe e para o bebê!

A acupuntura tem a finalidade de acionar pontos no nosso corpo que incitam e desprendem substâncias e hormônios da própria paciente para tratar de suas dores e patologias. Fazendo uma analogia bem visual: às vezes, as estradas do corpo ficam congestionadas e a acupuntura atua para liberar esse trânsito.

A acupuntura na gravidez pode ser muito benéfica para ajudar a amenizar as dores e o inchaço nas pernas e o incômodo nas costas que ocorrem durante a gestação, devido ao excesso de peso da barriga.

O tratamento também tem utilidade após o parto, quando ocorre uma nova mudança – dessa vez mais abrupta – que é em relação ao peso e, em algumas vezes, devido à má postura na hora de amamentar.

Acupuntura na gravidez pode evitar tratamento medicamentoso

Por cuidar dos pacientes com a energização que há no próprio organismo, sem usar de subsídios artificiais, a acupuntura é uma alternativa aos métodos de tratamento que usam medicamentos para tratar as gestantes.

Imagine que doenças que precisariam de antibióticos, como inflamações na garganta, também podem ser curadas com as agulhas! Não é uma ótima opção para um período tão especial da vida da mulher?

Além disso, a acupuntura na gravidez ajuda no combate aos costumeiros enjoos e vômitos, muito comuns no começo da gravidez, e ajuda a acomodar o bebê para o parto normal, pois o uso da acupuntura na gravidez incentiva e acalma as contrações uterinas que, por sua vez, vão acertar a posição do bebê para o parto.

Cuidados com acupuntura na gravidez

A acupuntura pode ser empregada em qualquer fase da gravidez, com a única preocupação de ser realizada por um médico acupunturista especializado e experiente, que conheça os pontos que não podem ser acionados.

Embora os riscos sejam mínimos, um certo cuidado deve ser adotado. A acupuntura tem que ser (sempre!) aplicada por um profissional qualificado, pois alguns pontos do corpo podem provocar contrações uterinas indesejadas, podendo resultar em nascimento prematuro ou até mesmo em aborto.

Atenção às agulhas também! Para evitar contaminações, é importantíssimo que elas sejam descartadas após o uso. Mas, se cada paciente tem o seu próprio jogo de agulhas, o ideal é que sejam esterilizadas após cada aplicação.

Além de reduzir enjoos, cansaço e inchaço, em algumas condições o uso da acupuntura na gravidez é extremamente eficaz e vamos detalhar quais são as principais, de acordo com os itens abaixo:

Ansiedade

Os problemas emocionais como ansiedade ou depressão também podem ser atenuados pela acupuntura. De acordo com um estudo da Universidade Southern Medical, na China, o método é mais eficaz do que antidepressivos orais e produz menos efeitos colaterais durante o tratamento.

Os médicos acupunturistas da Clinic Care recomendam a acupuntura para tratar a ansiedade em qualquer fase da vida das mulheres, mas especialmente na gravidez, como um método seguro e que pode evitar o uso de medicamentos que prejudicariam o bebê, como ansiolíticos por exemplo.

Bebê sentado ou na transversal

Um dos episódios que mais tiram o sono das futuras mamães que almejam um parto normal é quando o bebê permanece sentado ou na transversal dentro da barriga. De acordo com os especialistas, a acupuntura pode ajudar a resolver essa condição.

Existem protocolos característicos para incentivar o movimento do feto e auxiliar em seu encaixe. Neste caso, além das agulhas, utilizamos uma outra técnica da medicina chinesa, chamada moxabustão, que consiste em um bastão de Artemísia (uma espécie de planta medicinal) empregado para excitar os pontos de acupuntura por meio do calor.

Quanto mais cedo a técnica for aplicada, maiores as chances de sucesso. O indicado é iniciar essa estimulação por volta da da 30ª semana.

Trabalhos de parto vagarosos, em que as contraturas são demoradas para ficar cadenciadas e a dilatação parece não evoluir, podem ser muito beneficiados pela acupuntura.

O efeito ocorre na mesma hora. A estimulação da acupuntura é só um empurrãozinho que o corpo precisa.

Acupuntura na gravidez para trabalho de parto

A prática também funciona para estimular o início do trabalho de parto. Sabe quando a gestação já passou da fase de estar apenas a termo (já passou da 37ª semana) e está ali pela 40ª semana e parece que as coisas não evoluem? Sim, é exatamente nesse ponto!

Os médicos especialistas da Clinic Care afirmam que a acupuntura pode amadurecer o colo do útero e induzir o início das contrações. E o que é ainda melhor, sem a necessidade de indução medicamentosa.

Quantidade de sessões

A quantidade de sessões depende de cada caso e, muitas vezes, já nas primeiras sessões a grávida pode ter o seu bem-estar de volta. Afinal, a gestação tem que ser prazerosa, curtida. Não pode ser considerado “normal” passar por nove meses de sofrimento!

Se você leu esse artigo até aqui, possivelmente deve estar grávida ou quer se preparar para isto e passar por essa fase da forma mais segura e saudável possível, não é mesmo? Então, agora você que pode contar com a acupuntura para te ajudar a ter uma gestação mais confortável, o que acha de marcar uma consulta com um de nossos médicos especialistas? É muito fácil!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.