Dor muscular? Conheça os pontos de acupuntura que podem ajudar no tratamento
Postado em: 20/03/2023
A Dor Muscular é uma sensação desconfortável ou dolorosa que afeta um ou mais músculos do corpo. Pode ser causada por vários fatores, como tensão muscular, lesões, exercícios intensos ou doenças crônicas.
Os sintomas da dor muscular podem variar de leve a grave e podem incluir dor localizada, rigidez, inchaço, vermelhidão e fraqueza muscular. Pode ser aguda ou crônica e afetar qualquer parte do corpo, incluindo costas, pernas, braços, pescoço e ombros.
A tensão muscular é uma das causas mais comuns de dor muscular. Ela pode ser causada por postura inadequada, levantamento de objetos pesados, estresse emocional, fadiga ou dormir em uma posição desconfortável.
Algumas doenças crônicas, como fibromialgia, artrite ou esclerose múltipla, também podem causar dor muscular. Nestes casos, o tratamento da dor é parte integrante do tratamento da doença subjacente.
Pontos de acupuntura para melhorar as dores musculares
A acupuntura é uma técnica terapêutica utilizada na medicina tradicional chinesa para tratar diversas condições, incluindo a dor muscular. A técnica envolve a colocação de agulhas finas em pontos específicos do corpo para equilibrar a energia e promover o alívio da dor.
Conheça alguns pontos de acupuntura que podem ser utilizados para ajudar no tratamento desse tipo de dor:
- Parte inferior da perna: alivia a dor muscular nas pernas e costas.
- Mão: melhora dores musculares nas costas e pescoço.
- Base do crânio: diminui a dor muscular no pescoço e cabeça.
- Tornozelo: reduz a dor muscular nas pernas e pés.
- Abaixo do joelho: melhora a dor muscular nas pernas e pés.
- Pulso: alivia a dor muscular no pescoço e ombros.
Vale lembrar que a acupuntura deve ser realizada somente por um profissional habilitado e experiente. Antes de começar qualquer tratamento, é importante consultar um médico e discutir se a técnica é uma opção adequada para o seu caso.
A acupuntura deve ser usada em conjunto com outras terapias médicas e de forma complementar. Dessa forma, a técnica pode ser uma ótima opção para reduzir a dor muscular e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Como a Acupuntura atua nas dores musculares?
A acupuntura estimula pontos específicos do corpo para aliviar a dor, reduzir a inflamação, relaxar os músculos, melhorar a mobilidade, equilibrar a energia do corpo e estimular o sistema nervoso.
Confira abaixo como o método atua diretamente nas dores musculares:
Estimulação dos pontos de acupuntura: envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para estimular a liberação de substâncias químicas naturais no corpo, como a endorfina, que ajudam a reduzir a dor.
Melhora da circulação sanguínea: ao melhorar a circulação sanguínea nos músculos, acelera a cicatrização e a recuperação muscular.
Relaxamento muscular: relaxa os músculos tensos, reduzindo a dor muscular e melhorando a amplitude do movimento.
Redução da inflamação: ao reduzir a inflamação nos músculos, diminui a dor e promove a recuperação muscular.
Equilíbrio energético: a acupuntura é baseada na teoria de que a energia vital do corpo, ou “Qi”, deve fluir livremente pelos canais chamados meridianos para uma boa saúde. Quando o Qi está bloqueado, pode levar a dor muscular. A acupuntura ajuda a equilibrar o fluxo de Qi, reduzindo esse tipo de dor.
Estímulo do sistema nervoso: estimula o sistema nervoso, ajudando a reduzir a dor muscular, melhorando assim a função muscular.
Acupuntura dói?
A acupuntura é aplicada no corpo todo em pontos localizados em articulações, tendões, fibras musculares e ligamentos. Existem locais mais dolorosos, com maior concentração de terminais nervosos, e outros menos, como nas costas.
Toda dor é uma sensação subjetiva e individual. As agulhas da acupuntura são finas, cerca de 10 vezes menores do que as de injeção, com as pontas mais arredondadas, flexíveis, de aço inoxidável e descartáveis, e causam um leve desconforto em pontos mais doloridos.
O tempo da sessão é, em média, de 30 minutos, podendo variar de acordo com a queixa ou até mesmo com o tipo de acompanhamento que a pessoa deseja fazer.
Em geral, as sessões são realizadas semanalmente, mas podem ser feitas de duas a três vezes na semana, quando o quadro é mais agudo. Após melhoria dos sintomas, as sessões passam a ser quinzenais ou até mensais.
Você está buscando um profissional qualificado para tratar dores musculares? Entre em contato agora mesmo com a Clinic Care!
Leita também: