Dor nas costas? Conheça os benefícios da acupuntura no tratamento de lombalgia

Postado em: 05/02/2019

A acupuntura proporciona diversos benefícios para quem sofre com dores nas costas, principalmente na região lombar – as famosas lombalgias, além da tão temida hérnia de disco. Estas duas patologias causam dores insuportáveis, dificultam os movimentos do corpo e tornam muito difícil ou impossível até de realizar tarefas simples do dia a dia.

A boa notícia é que na milenar medicina chinesa existe a acupuntura, que é uma terapia com agulhas, que são inseridas em determinados pontos para reequilibrar o corpo e a mente dos pacientes – famosa e tão praticada não só no mundo ocidental como aqui mesmo no Brasil.

Man in home office suffering from low back pain standing near desk with notebook, papers and other objects

Como já é da sabedoria popular a acupuntura visa a cura das doenças por meio da inserção de agulhas e de moxas, além de outras técnicas como: ventosa, sangria, craneopuntura e acupressão.

Com o tratamento para lombalgias por meio da acupuntura é possível que a energia do corpo encontre seu equilíbrio o que, consequente, proporciona a diminuição da dor e proporciona mais qualidade de vida ao paciente.

Neste texto você vai conhecer os principais pontos da acupuntura para tratamento de lombalgias e como essa é uma alternativa segura e com eficácia comprovada.

Lombalgia e acupuntura

A lombalgia é a dor que ocorre nas regiões lombares inferiores, lombos sacrais ou sacrilíacas da coluna lombar. Ela pode ser acompanhada de dor que se irradia para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas na distribuição do nervo ciático (dor ciática).

Essa patologia pode ser classificada como do tipo aguda ou do tipo crônica, dependendo do tempo de presença dos sintomas e do quadro que o indivíduo apresenta. Ambas podem ser altamente incapacitantes para as atividades da vida diária, do trabalho, do lazer e do esporte

A dor crônica é a maior causa de afastamento do trabalho, e em alguns casos, anti-inflamatórios, recomendações de postura correta e exercícios físicos não resolvem o problema. A lombalgia acomete até 90% das pessoas em quase todas as idades e pode se tornar crônica caso não seja tratada adequadamente.

No entanto, quando se busca tratamentos que visam reequilibrar o organismo de forma holística, as chances de eliminar o problema em definitivo são muito maiores.

Na Medicina Tradicional Chinesa, o corpo é compreendido como um sistema energético em equilíbrio diligente: a energia (Qi) se movimenta por meio de um sistema de canais ou meridianos.

A partir disso, forma-se uma rede que acopla os pontos de acupuntura uns aos outros e que age sobre o funcionamento dos órgãos e demais partes da constituição corporal.

A boa saúde ocorre quando esta energia circula livre e harmoniosamente, o que pode ser definido como um estado de equilíbrio perfeito.

A acupuntura representa atualmente uma opção terapêutica para dor lombar com ou sem radiculopatia (lesão dos nervos que passam pela coluna, e causam sintomas como dor e formigamento), principalmente nos casos isentos do tratamento convencional.

Tem ação local e sistemática, aliviando a dor, proporcionando relaxamento muscular e com efeito anti-inflamatório.

Em poucas sessões pode ajudar, melhorando o quadro de dor e contraturas e trazendo de volta o alívio e bem-estar ao paciente.

A influência da acupuntura em nível cerebral ocorre por meio da modulação e liberação de neurotransmissores e hormônios neurais, liberando opioides endógenos.

Dessa forma, a acupuntura não apenas alivia a dor, mas também harmoniza os distúrbios físicos e psicológicos por ela provocados.

É um método seguro inclusive para idosos e gestantes, diminuindo a necessidade do uso de medicamentos, e pode ser usada a longo prazo como suplemento do tratamento ortopédico.

Canais de energia – Medicina Tradicional Chinesa

Entendendo os pontos energéticos:

Pode parecer complicado e até um pouco místico compreender como os pontos de acesso pelas agulhas da acupuntura atingem cada ponto para realizar o reequilíbrio orgânico, por isso vamos tentar simplificar ao máximo.

No entanto, caso reste alguma dúvida, os médicos especialistas da à disposição para orientar você e tirar dúvidas.

Os pontos de acupuntura trabalham como meio de comunicação entre o exterior e o interior do organismo humano, com isso esses pontos estão sujeitos diretamente às influências destas energias, transmitindo-as então para os canais de energia principais, conduzindo aos Zang Fu (órgãos e vísceras) e destes para os tecidos.

O “Qi” Pré Celestial (base das outras substâncias, que são manifestações suas em diferentes graus de materialidade) de cada pessoa é formado pela união da Essência (Jing) do Rim (Shen dos pais), e a constituição dessa essência dependerá da força e da qualidade do Jing dos pais, de forma geral e na época da concepção.

Com isso o Jing pode ser fraco pela constituição ou pode ficar esgotado na ocasião do parto, ou por doenças, geradas por excesso de trabalho, excesso de exercícios físicos, sexos em demasia, estresse emocional, falta de sono e idade avançada.

A Medicina Tradicional Chinesa leva em consideração a região lombar e toda a coluna vertebral dependente do Shen e Qi, e quando existe uma deficiência do Qi, surge a condição básica para que haja as alterações energéticas, funcionais e orgânicas na região.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, os pontos utilizados no canal de energia do rim têm muita ligação com dores na região lombar visto que tais regiões estão muito ligadas, já que o rim se localiza na região lombar.

Neste texto você compreendeu melhor como a acupuntura pode ser sua aliada para combater e/ou aliviar as dores lombares e entendeu também um pouco sobre o funcionamento dos pontos de energia que são acessados e trabalhados com a inserção das agulhas, certo?

Quer experimentar o tratamento? Vamos conversar com um dos especialistas da Clinic Care!

Agende sua consulta na Unidade Paraíso ou na Unidade Alphaville!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.