Problemas na hora do sono? Saiba porque a acupuntura é uma alternativa

Diversas pesquisas reafirmam a insônia como um dos males dos tempos atuais, que chega a atingir até 80% das populações das grandes cidades. Quem vive com esse problema sabe as dificuldades que encontra no dia a dia. Você já pensou em buscar tratamento na acupuntura?

Falando a grosso modo, insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade em pegar no sono e mantê-lo durante toda a noite. A acupuntura, terapia da Milenar Medicina Chinesa, traz enormes benefícios para o organismo e pode ser uma grande aliada ao resgate do sono adequado.

Dados do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa de Acupuntura mostram que o sono é totalmente normalizado em 98% dos casos tratados.

Neste texto você vai conhecer de que forma a acupuntura por ajudar a curar a insônia e quais os seus principais benefícios neste processo.

Acupuntura vai além de inserção de agulhas

Todo mundo sabe que a acupuntura consiste na inserção de agulhas em diversas partes do corpo, com o objetivo de curar doenças. No entanto, esse processo vai além de apenas resolver uma única patologia.

A acupuntura visa tratar distúrbios como a insônia, preocupando-se com as emoções do indivíduo. .

No caso da insônia, o Dr. Vicente Ruiz, médico acupunturista da Clinic Care, em São Paulo, destaca que se deve levar em consideração a intensidade e duração da sintomatologia de cada paciente, para determinar os pontos de inserção e a quantidade de agulhas. Mas não sem antes realizar uma anamnese completa no paciente.

O efeito da acupuntura para tratar a insônia deriva do fato de influenciar no equilíbrio do ser humano de forma geral, que resulta na harmonia dos aspectos psico-físico-ambientais.

O método colabora também para que a pessoa comece a se relacionar melhor no ambiente em que vive, extinguindo fontes de estresse e costumes de vida indesejáveis que podem ocasionar os processos de insônia.

Em resumo, quando a acupuntura é usada para curar a insônia, consequentemente, há toda a reorganização do indivíduo, de forma integral.

O sono melhora e junto com ele o humor, o apetite, a concentração e os demais fatores que melhoram a qualidade de vida dos pacientes, proporcionando total bem-estar.

Vamos detalhar agora quais são os benefícios extras que a acupuntura pode trazer ao ser usada para acabar com a insônia.

Reequilíbrio orgânico – Além de tratar a insônia, a acupuntura faz uma verdadeira “faxina” energética no paciente, que o leva ao reencontro com o bem-estar e a qualidade de vida.

Noites bem dormidas – Essa conquista vai desencadear vários outros benefícios, que afetarão diretamente os aspectos físicos e mentais do paciente, além de, é claro, do merecido descanso feito de forma adequada e saudável;

Evita o uso de medicamentos pesados – Com o uso da acupuntura para acabar com a insônia, o paciente poderá deixar, gradualmente e sob orientação médica, de usar medicamentos para dormir, já que tais drogas componentes que podem trazer diversos efeitos colaterais ao indivíduo.

A seguir, vamos dar algumas dicas sobre como identificar a insônia, como encontrar um profissional adequado para aplicar o tratamento e oferecer orientações seguras, e por fim como fazer a acupuntura trabalhar eficazmente ao seu favor.

Identifique a insônia

A insônia pode ser identificada quando a pessoa tem dificuldade em pegar no sono e ou mantê-lo durante toda a noite. Fique atento caso você tenha os seguintes sintomas:

  • Dificuldade em iniciar o sono – a pessoa perde boa parte da noite tentando pegar no sono
  • Sono agitado – mesmo quando consegue dormir, a pessoa se mexe demais e acorda várias vezes durante a noite;
  • Levantar de madrugada e ter dificuldade em voltar a dormir – o indivíduo vai ao banheiro ou beber água à noite e, na volta, não consegue mais pegar no sono;
  • Acordar mais cedo do que gostaria – mesmo quando não há um compromisso, a pessoa acorda muito cedo, sem ter conquistado o descanso necessário;
  • Não conseguir dormir e passar a noite em claro – esse é, sem dúvida, o pior caso, quando o indivíduo não tem sono nenhum e, mesmo que vá para cama, não adormece durante toda a noite.

Como a acupuntura analisa o paciente de maneira holística, outros fatores também podem indicar que um paciente sofre de insônia sem perceber, já que a má qualidade de sono também pode ser caracterizada como um tipo de insônia. São eles:

  • Falta o excesso de apetite;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade ou pouca paciência;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sono fora do horário habitual.

A insônia pode ser desencadeada por diversos fatores. No entanto, questões emocionais estão entre as mais comuns:

  • Ansiedade;
  • Dificuldade em lidar com problemas
  • Medos;
  • Amargura;
  • Preocupação excessiva.

Mas fatores físicos também influenciam na qualidade do sono como por exemplo:

  • Dor crônica;
  • Alimentação pesada ou com excesso de gordura perto da hora de ir para cama;
  • Ingestão de álcool ou de bebidas à base de cafeína;
  • Uso de cigarro;
  • Uso de equipamentos eletrônicos à noite.

Acupuntura segura

Se você está interessado em tentar acupuntura para melhorar o seu sono, aqui estão os passos que você precisa dar:

  • Encontre um profissional qualificado. Na Clinic Care, por exemplo, todos os profissionais acupunturistas são médicos, graduados e especialistas em Medicina Chinesa, pelos mais conceituados órgãos nacionais e internacionais.
  • Certifique-se de que se sente confortável e confiante em seu médico. Como dissemos antes, a acupuntura é mais do que apenas agulhas – você tem que estar seguro quanto às habilidades dos profissionais que irão cuidar de você.
  • Esteja disponível e acredite nos resultados que poderá obter com a acupuntura para combater a insônia. Às vezes, leva várias visitas antes de notar grandes mudanças, enquanto em outras as melhorias são imediatas.

Agora que você já sabe o bastante sobre os benefícios que a acupuntura pode trazer para melhorar, não só a qualidade do sono, mas também a qualidade da sua vida, o que acha de agendar um horário para conversar com um de nossos médicos acupunturistas, para resolver de vez seu problema? Fique à vontade para escolher: Unidade Paraíso ou Unidade Alphaville! Esperamos você!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Vicente Caroci Ruiz Cirurgião do aparelho digestivo, especialista em acupuntura e medicina chinesa

Formou-se na Universidade Estadual Júlio de Mesquita, em Botucatu, realizando residência na UNESP Botucatu, em cirurgia geral, e na UNIFESP (em acupuntura e medicina chinesa). Tem estágio de especialização na área de cirurgia do aparelho digestivo, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, e se especializou também em Fitoterapia Oriental.
CRM – SP nº 64.627

Dra Roberta Albrecht Villa Real
CRM 101560-SP | RQE 42811