Medicina Integrativa: entenda os benefícios desses tratamentos

Postado em: 28/01/2019

Alguma vez você já recorreu a técnicas como acupuntura, massoterapia ou outras terapias que tratam o paciente de forma natural? Então você já experimentou o tratamento com a Medicina Integrativa. Cada vez mais conhecida em clínicas, consultórios e hospitais, a Medicina Integrativa apresenta uma abordagem completa, com uma visão geral das enfermidades do corpo e da mente.

É dessa forma que funciona a Medicina Integrativa: medicina que trabalha a integração do paciente, numa visão holística, completa sobre o indivíduo.

Neste post, vamos entender um pouco sobre as principais técnicas que compõem a Medicina Integrativa e como esses tratamentos podem ajudar na cura completa de cada indivíduo.

A Medicina Integrativa leva em conta corpo, mente e espírito, onde uma doença – corporal ou mental – deve ser analisada nas vertentes da medicina tradicional, mas também se utiliza de métodos alternativos, com comprovada eficácia científica.

Trata-se de uma busca, através do melhor de cada observação, para originar o bem-estar dos pacientes e alcançar o equilíbrio de todas as partes do ser. Além das melhorias corporais, a fundamental benfeitoria é concepção de qualidade de vida, ainda que sua enfermidade seja complexa.

Em geral, as terapias aplicadas na Medicina Alternativa não são invasivas, são isentas de base religiosa e que pode ou não ser acompanhado pelo tratamento alopático da Medicina Convencional.

Quais são os tratamentos e onde encontrar

Essa área de tratamento não está restrita apenas a médicos. Apesar de terapias como a acupuntura e homeopatia, por exemplo, receberem recomendação do Conselho Federal de Medicina para serem aplicadas apenas por profissionais médicos credenciados; profissionais como nutricionistas, fisioterapeutas, massagistas, etc., são responsáveis pela aplicação de outros métodos da Medicina Integrativa.

Além de clínicas e hospitais particulares, o SUS (Sistema Único de Saúde) também disponibiliza a Medicina Integrativa para seus pacientes. Sem contar os planos de saúde que proporcionam as mais diversas terapias.

A Medicina Alternativa dispõe de diversos tratamentos que visam o equilíbrio e o bem-estar dos pacientes, a fim de conquistar a cura integral. Exemplo disso são: acupuntura, cromoterapia, massoterapia, além de aromaterapia, reiki, homeopatia, entre outros. Vamos ver como elas funcionam na prática?

Acupuntura

Um dos tratamentos da Medicina integrativa mais conhecido é acupuntura. Prática da Milenar Medicina Chinesa, usa agulhas em pontos específicos do corpo para tratar diversas patologias.

A acupuntura funciona a partir da estimulação dos pontos meridionais do corpo para promover relaxamento e equilíbrio orgânico, que resultam no alívio do estresse, melhora do sono e redução ou eliminação dos sintomas de diversas doenças.

Depois de poucas sessões já é possível perceber a sensação de reequilíbrio e bem-estar do paciente. Mas é indispensável seguir o tratamento até o fim, de acordo com a orientação médica.

Um levantamento apresentado pelo Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa de Acupuntura (Center –AO), destaca que o tratamento com a Acupuntura tem resultados de eficácia superior à medicação convencional e vem conquistando uma excelente reputação no tratamento de doenças psicológicas e físicas.

Mas é muito importante lembrar que o procedimento só deve ser realizado por profissionais capacitados, com formação médica e especialização em Acupuntura. Só assim é possível receber o tratamento adequado. Desde 1995 este ramo da medicina complementar oriental se tornou formalmente reconhecido como capaz de auxiliar no tratamento de diversas doenças.

Massoterapia

Outro tratamento da Medicina Integrativa que apresenta ótimos resultados é a Massoterapia, que é a massagem terapêutica em benefício do equilíbrio e bem-estar do corpo e da mente.

Como o próprio nome diz, massoterapia é a união de terapia e massagem e pode ser um excelente tratamento para ajudar a tratar pacientes.

O Massoterapeuta, profissional habilitado para aplicar o tratamento, conhece e sabe detectar os pontos do corpo que precisam ser manipulados, a fim de se chegar ao relaxamento necessário e, a partir daí, reequilibrar o organismo e eliminar os sintomas do transtorno da ansiedade.

As massagens trazem muitos benefícios, mas é indispensável o acompanhamento de um médico para avaliar sua situação e necessidades. O ideal é unir os dois tratamentos e seguir as indicações médicas, para conquistar resultados eficientes no tratamento.

O tratamento com a massoterapia é indicado para a maioria dos pacientes. A quantidade de sessões está relacionada com como está o seu organismo, como são seus hábitos e, principalmente, da indicação médica.

Se você gostou de saber mais sobre a Medicina Alternativa, suas técnicas e benefícios, que tal agendar uma consulta? Clique para agendar na Unidade Paraíso ou na Unidade Alphaville!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.