O que são as Miopatias?
Postado em: 13/02/2023
Você sabe o que são as Miopatias? Muitas pessoas convivem com essas doenças sem que tenham conhecimento, lidando com seus sintomas de forma não assertiva no dia a dia.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esses quadros, seus sinais e tratamentos, para poder identificá-los e buscar ajuda profissional. Tenha uma boa leitura!
O que são as Miopatias?
As “MIOPATIAS” são um conjunto de doenças que afetam exclusivamente os músculos, preservando as estruturas periféricas, mas podendo trazer graves consequências. Essas doenças podem ser causadas por uma série de fatores, como problemas metabólicos, fatores hereditários e infecções. Os quadros também podem ser idiopáticos, não tendo uma causa conhecida.
Quais são os tipos de Miopatias?
Existem diversos tipos de Miopatias, de forma que a gravidade da situação pode variar de acordo com cada caso. Alguns dos tipos mais comuns dessas doenças são:
- a Distrofia Muscular, como a de Duchenne e a de Becker;
- a Distrofia Miotônica, que também é conhecida como doença de Steinert e é a mais comum entre as Miopatias;
- a Miopatia Inflamatória, que se origina de infecções e outras doenças. Ela ajuda a identificar a existência de problemas mais graves, inclusive.
Quais são os sintomas das Miopatias?
As Miopatias apresentam sintomas mais genéricos e outros mais específicos, de acordo com o tipo de doença. Seus efeitos são progressivos e elas podem ser diagnosticadas, muitas vezes, desde a infância do paciente, sendo importante iniciar o tratamento o quanto antes.
Os sintomas mais gerais dessas patologias incluem:
- dificuldades de locomoção;
- fraqueza;
- dor muscular;
- urina escurecida;
- mal estar;
- febre.
Já entre os efeitos mais específicos, podemos citar, por exemplo
- nas Distrofias Musculares, a fraqueza muscular progressiva, assim como o engrossamento dos tornozelos — pois os músculos vão sendo substituídos por gordura;
- na Distrofia Miotônica, também há a fraqueza muscular progressiva, assim como a atrofia dos ombros e a dificuldade de relaxar os membros superiores.
Para confirmar esses quadros, porém, é preciso passar por um diagnóstico completo com um especialista. Assim, não deixe de buscar ajuda profissional.
Quais são os tratamentos para as Miopatias?
O tratamento das Miopatias depende do tipo de patologia e do seu grau de complexidade. No caso da Distrofia Muscular e da Distrofia Miotônoca, as intervenções mais comuns incluem a fisioterapia e o uso de medicamentos.
O objetivo é prolongar a força muscular, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Também pode ser feito o acompanhamento com fonoaudiólogos e o uso de medicamentos para melhorar a função dos pulmões, no caso da Distrofia Muscular.
Por fim, medidas complementares incluem a hidroterapia, a psicoterapia e a terapia ocupacional, buscando um acolhimento integral das dores do paciente. É muito importante que seu emocional e sua vida social sejam envolvidos nos cuidados, para promover o máximo de qualidade de vida e bem-estar.
Na Distrofia Inflamatória, por sua vez, busca-se tratar a infecção ou doença que deu origem ao problema, de forma que este deve ser identificado para iniciar o tratamento. As medidas complementares e o olhar multidisciplinar também são importantes aqui.
Para diagnosticar ou identificar o melhor tratamento para um caso de Miopatia, é fundamental se consultar com um especialista. Cada caso tem suas particularidades e precisa de um olhar profissional individualizado.
Agora você já sabe o que são as Miopatias, quais os seus sintomas e qual a importância de buscar ajuda profissional. Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado!
Se ficou com alguma dúvida ou quer marcar um horário, não deixe de entrar em contato conosco. Estamos à disposição para te acolher e te orientar quanto ao melhor tratamento possível para suas demandas.