Tratamento de Ansiedade e Depressão pode ser feito com Acupuntura?

Você já ouviu falar no uso de Acupuntura para o Tratamento de Ansiedade e Depressão? Essa técnica tem se mostrado uma excelente medida complementar, trazendo grandes contribuições para o bem-estar dos pacientes.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre essa prática e os seus benefícios. Tenha uma boa leitura!

O que é acupuntura?

A acupuntura é uma técnica milenar, que pode ser utilizada para o tratamento de questões físicas e emocionais. Ela consiste na ativação dos chamados “pontos meridianos”, com o objetivo de harmonizar os desequilíbrios causados por doenças.

Suas técnicas vêm sendo aplicadas, por exemplo, no tratamento de alergias, de dores pós-operatórias ou mesmo em conjunto com a quimioterapia, ajudando os pacientes a sentir mais alívio. No contexto emocional, a acupuntura vem se mostrando eficiente para o tratamento de questões como o estresse, a ansiedade e a depressão.

Como funciona a acupuntura na prática? 

Na técnica tradicional de acupuntura, são utilizadas agulhas finas e descartáveis que devem ser aplicadas em pontos específicos do corpo. Esses pontos dependem da questão a ser tratada, podendo estar nos pés, nas orelhas ou nas costas, por exemplo.

As agulhas ficam por cerca de 10 a 20 minutos em cada ponto onde são aplicadas. A técnica é indolor e não envolve nenhum tipo de anestesia.

Existem diversas variações da acupuntura, como a aplicação de sementes em certos pontos da orelha ou a aplicação das agulhas somente na região da cabeça (escalpo acupuntura). Você pode conversar com um especialista para avaliar a melhor opção para o seu caso.

Quem pode fazer acupuntura?

A acupuntura pode ser feita até mesmo por crianças e gestantes. O mais importante é escolher um profissional qualificado e conversar com ele sobre suas particularidades, sendo que a técnica pode não ser indicada para algumas pessoas que usam anticoagulantes ou que estejam gripadas, por exemplo. 

Como a acupuntura contribui para o tratamento de ansiedade e depressão?

A acupuntura é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma medida complementar eficaz para o tratamento de ansiedade e depressão. Ela atua na produção de hormônios e no estímulo de neurotransmissores, trazendo maior bem-estar emocional. 

No caso da ansiedade, é estimulada a concentração de serotonina e noradrenalina no sistema nervoso. Já nos quadros de depressão, são trabalhados os níveis de cortisol e dopamina.

A acupuntura deve ser associada ao acompanhamento psicológico e psiquiátrico para um tratamento completo. Ela faz parte dos hábitos que o indivíduo pode adotar pela sua qualidade de vida de um modo geral.

Agora você sabe qual é o papel da “ACUPUNTURA” para o tratamento de ansiedade e depressão. Mesmo sem ter essas doenças, porém, você pode aproveitar os benefícios dessa prática! Afinal, é sempre bom cuidar da mente e das nossas emoções.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se você ficou com alguma dúvida ou quer marcar uma sessão de acupuntura, não deixe de entrar em contato. Será um prazer te receber na nossa clínica!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Vicente Caroci Ruiz Cirurgião do aparelho digestivo, especialista em acupuntura e medicina chinesa

Formou-se na Universidade Estadual Júlio de Mesquita, em Botucatu, realizando residência na UNESP Botucatu, em cirurgia geral, e na UNIFESP (em acupuntura e medicina chinesa). Tem estágio de especialização na área de cirurgia do aparelho digestivo, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, e se especializou também em Fitoterapia Oriental.
CRM – SP nº 64.627

Dra Roberta Albrecht Villa Real
CRM 101560-SP | RQE 42811