Com benefícios cada vez mais reconhecidos, a aplicação da acupuntura tem se expandido nos últimos anos e vem sendo utilizada para cuidar de diversas áreas da saúde humana, inclusive a mental.

Trata-se de uma técnica milenar, que integra em seus fundamentos a medicina tradicional chinesa. Dessa forma, transtornos de ansiedade, depressão e até a dependência química encontram nesta prática um alívio e uma opção terapêutica de recuperação da mente e do bem-estar emocional.

Suas técnicas baseiam-se na ideia de que nosso corpo é composto por energia, que fica acumulada em várias regiões, chamadas de meridianos. Assim, caso o fluxo de energia nesses locais esteja desequilibrado ou congestionado, o corpo tem respostas negativas, como dor, cansaço, fraqueza e inflamações.

Qual o objetivo da acupuntura?

O principal objetivo da acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia. Este processo de restabelecimento desencadeia efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Dessa forma, ocorre o tratamento da verdadeira fonte do problema, seja ela de ordem física ou de ordem emocional.

Corpo físico e mente

Para a medicina chinesa, as doenças e transtornos psicológicos têm uma relação direta com o mau funcionamento do organismo. Portanto, como princípio básico para equilibrar corpo e mente, a acupuntura relaciona os órgãos do nosso corpo aos estados emocionais que experimentamos ao longo da vida.

Assim, entre as emoções que mais se destacam estão: a alegria (relacionada ao coração), a tristeza (relacionada ao pulmão), a raiva (ao fígado) e o medo (rins).

Como se aplica a técnica da acupuntura?

Em suma, a técnica consiste na aplicação de agulhas em áreas específicas do nosso corpo, de acordo com o problema que está sendo tratado. Estas agulhas possuem comprimentos e espessura variados.

Assim, os pontos de acupuntura são as vias meridianas, que quando bloqueadas, impedem a passagem de energia vital, como dito anteriormente.

Dessa forma, o acupunturista seguirá o mapa dos pontos de fluxo energético, para aplicação das agulhas e liberação do fluxo de energia. Os benefícios dessa prática já são amplamente comprovados, apresentando um grande progresso no tratamento da ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e até fobias.

Tipos de acupuntura

Atualmente, existem vários tipos de acupuntura. E cada uma apresenta uma função diferente. Entre as principais, temos:

Acupuntura auricular

Também conhecida como auriculoterapia, é usada para o tratamento de dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. A técnica é aplicada nas orelhas. 

Quando ela não utiliza agulhas, usa-se pequenas esferas ou sementes de mostarda em pontos específicos da orelha.

Acupuntura para emagrecer

Quando a técnica é aplicada no emagrecimento, ela ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas. O excesso de peso pode estar muitas vezes ligado a problemas de ordem psicológica, como a própria ansiedade e depressão. 

Dessa forma, a acupuntura pode atuar focada no tratamento desses problemas, contribuindo assim para a melhora do quadro.

Acupuntura estética

No campo da estética, a acupuntura visa a aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, combater gordura localizada e promover o crescimento de células de sustentação.

Eletroacupuntura

Funciona com a colocação de eletrodos nas agulhas para tonificação e sedação de músculos da expressão facial, bem como melhorar a flacidez da pele e de músculos do corpo todo com ênfase no abdome.

Acupuntura sem o uso de agulhas

Utiliza o laser, estímulo elétrico por eletrodos transcutâneos, com os estímulos usados na aurículo-acupuntura, que usa de curativos contendo magnetos, pastilhas de silício, etc.

Você ainda tem dúvidas sobre acupuntura? Entre em contato com acupunturistas da Clinic Care!

Avaliação energética dos Pontos de Acupuntura e dos Meridianos e Órgãos 

A avaliação Energética nos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa é um método que é capaz de perceber e rastrear anomalias e disfuncionalidades presentes em trajetos periféricos ou internos dos Órgãos representados pelos Meridianos Principais, Meridianos Colaterais, bem como estruturas tendinosas e musculoesqueléticas externas.

Nosso fluxo natural de Energia pode ficar obstruído externa ou internamente, refletindo uma alteração de sensibilidade ou numa dor palpável ou ainda alguma alteração funcional em determinado Órgão do corpo humano. 

Muitas vezes estas alterações são sentidas pelo paciente, mas não encontradas em exames laboratoriais.

Quando uma célula do corpo humano está saudável, ela gera impulsos elétricos harmoniosos, de forma livre, com outras células do corpo. Quando algum agente invade a mesma, ele altera este sinal e os sintomas inespecíficos podem surgir.

Este sinal alterado pode ser identificado por meio dessa avaliação Energética.

Em outras palavras, nosso organismo é composto por diversos minerais, proteínas, lipídios e carboidratos que juntos, formam um indivíduo único no Universo. Além disso, toda matéria tem sua própria frequência vibracional, que pode mudar na presença de diversos fatores (fatores geradores de desequilíbrio).

Entre os principais fatores que levam a um desequilíbrio Energético estão os pensamentos, as emoções, os nutrientes da alimentação, podendo agir de forma conjunta ou separada.

A partir de um diagnóstico Energético, é possível elencar os tratamentos que tratem de forma mais eficiente cada disfunção detectada.

Por fim, a avaliação Energética nada mais é do que a compreensão dos fatores individuais, seja de uma célula, de um Meridiano de Energia, de um Órgão ou de todo um Sistema de Órgãos que não estão em sintonia com a Saúde. O objetivo do método é o de identificar esse desequilíbrio. 

Quando estes padrões estão harmonizados, temos um ser humano saudável.

 

Quando devo procurar?

a) Sempre que estivermos apresentado efeitos colaterais ou efeitos adversos de qualquer tratamento de uma doença crônica; 

b) Pacientes em uso de várias medicações para queixas digestivas, ansiedade, depressão, insônia ou outros sintomas crônicos, mas mesmo assim, estão se sentindo mal;

c) Hipertensos, pré-diabéticos ou diabéticos que muitas vezes mesmo medicados não tem uma boa evolução ou pouco resultado.

 

Para quem é indicado?

Todas as indicações anteriores e para pacientes que se sentem mal, porém fazem exames de sangue, urina, parasitológicos de rotina e os resultados estão normais ou muito pouco alterados, e então, é dito para ele que o problema é emocional e que ele precisa tratar as emoções.

Quais benefícios?

a) Saber como se encontra a Energia dos Órgãos, Meridianos e Pontos de Acupuntura para obter melhorias nos seus tratamentos de longa duração ou de evolução contínua; 

b) Saber se o indivíduo precisa de uma Detoxificação (Desintoxicação) de metais tóxicos e parasitas. Para descobrir quais alimentos estão roubando Energia ou causando algum tipo de intoxicação que estão trazendo um mal estar, mas que os exames laboratoriais ainda não detectaram. Podemos observar com o método, casos de intolerância alimentar não detectados laboratorialmente, bem como quais alimentos estão prejudicando um indivíduo que apresenta pressão alta, Diabetes, Dermatites e outras patologias Crônicas intratáveis, etc.

Dúvidas frequentes 

a) O exame leva de uma hora à uma hora e meia;

b) A avaliação vai melhorar a estratégia para o tratamento da Acupuntura bem como todas as Especialidades Médicas.

c) Como resultado da avaliação, poderemos sugerir um protocolo de medicamentos Nutracêuticos, Homeopáticos, Fitoterápicos, e ou suplementos e vitaminas; 

d) Qualquer paciente pode ser avaliado, incluindo: gestantes, crianças, idosos, ou seja, não há absolutamente nenhuma restrição.

 

Acupuntura

Agendamento de Consulta

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato com você!

Enviando...

Dra Roberta Albrecht Villa Real
CRM 101560-SP | RQE 42811