Prática que reafirma a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde, a medicina integrativa foca no ser humano como um todo e faz o uso de abordagens terapêuticas adequadas. Tudo para proporcionar o melhor da saúde e cura.

Esta parceria reúne profissionais das mais diversas áreas e formações, defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para cuidar da pessoa. Assim, associada aos tratamentos da medicina convencional, faz uso de todos os seus conhecimentos, como práticas meditativas, técnicas de respiração e relaxamento, por exemplo.

Quais são as vantagens apresentadas pela medicina integrativa?

Atualmente, grande parte da medicina é praticada de acordo com o modelo biomédico, que enxerga a doença apenas por fatores biológicos, sem considerar os aspectos individuais do paciente. Em outras palavras, ele tem o objetivo de curar uma doença já existente!

Apesar de ser um modelo que contribui muito para a história da medicina, cada vez mais as pessoas buscam formas alternativas de tratamento, como a medicina oriental (acupuntura e outras técnicas milenares).

Práticas como essa têm se tornado comuns, justamente, por oferecer um atendimento integrado. Entre as principais vantagens da medicina integrativa, temos:

  • Prevenção de doenças: pelo fato de cuidar também do paciente e não apenas da doença em si, a medicina integrativa previne milhares de doenças, mesmo que as que não estejam ligadas ao problema que está sendo tratado;
  • Melhora na relação entre médico e paciente: um dos processos fundamentais da medicina integrativa é o fortalecimento da relação entre o médico e paciente. Em outras palavras, um olhar mais humanizado, construindo uma relação duradoura.
  • Aumento da qualidade de vida dos pacientes: o fato de tornar o paciente agente da sua própria saúde, promove um engajamento maior ao mesmo, possibilitando resultados ainda mais eficazes!

Alguns princípios da medicina integrativa

Entre os princípios da medicina integrativa podemos citar:

  • Saúde vista como um estado vital de bem-estar físico, mental, social e espiritual, que capacita a pessoa a estar engajada com sua vida;
  • As influências ambientais no processo de adoecimento e na saúde são abordadas, investigadas e consideradas no plano de tratamento;
  • Cada paciente recebe um plano de tratamento individualizado, baseado em suas necessidades e demandas;
  • O médico atua como parceiro no processo de cura e manutenção da saúde;
  • Todas as abordagens terapêuticas são consideradas, assim como todos os profissionais de saúde;
  • Alimentos são considerados agentes fundamentais na promoção da saúde.

Como a medicina integrativa colabora com a medicina tradicional?

A maioria dos pacientes busca na medicina integrativa uma forma de reduzir os efeitos colaterais da medicação usada durante algum tratamento. Além disso, buscam também o aumento da sensação de bem-estar, qualidade de vida e a minimização de sentimentos negativos associados.

Entre eles estão o medo, estresse, ansiedade e depressão. Além é claro, de proporcionar ao paciente a sensação de estar fazendo mais por si mesmo!

Dessa forma, a junção da medicina tradicional com a medicina integrativa contribui para a qualidade de vida e aumenta a sensação de bem-estar destes pacientes!

E você, ainda tem dúvidas sobre esta prática, e como ela é aplicada? Entre em contato conosco e saiba mais!

Medicina integrativa

Agendamento de Consulta

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato com você!

Enviando...

Dra Roberta Albrecht Villa Real
CRM 101560-SP | RQE 42811