A prática de massagens está presente na história da humanidade desde as mais antigas civilizações. Durante muitos anos, os povos utilizavam algum método relacionado à massoterapia. Por exemplo, na China, no ano 3000 a.c surgiram os primeiros registros de técnicas de massagens.

Em Roma, verificou-se que o  imperador Júlio César fazia uso da massoterapia para aliviar as dores de cabeça. No ano de 600, os japoneses criaram o shiatsu. Mais tarde, foi desenvolvida a massagem pediátrica.

Dessa forma, a partir destes conhecimentos, outras técnicas foram incorporadas à prática. Em 1850, os EUA deram o início na pesquisa sobre os benefícios da massagem terapêutica. Finalmente, nos anos 30, diversas clínicas começaram a adotar a terapia como complemento nos tratamentos médicos.

O que é massoterapia?

Em suma, a massoterapia é um conceito que engloba diversas técnicas terapêuticas, cujo objetivo principal é a melhora da saúde e a prevenção dos desequilíbrios corporais. Assim, por meio do ato de tocar determinadas regiões do corpo, é possível trabalhar os aspectos físicos e mentais de cada um.

Atualmente, a prática é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Quais os benefícios da prática da massoterapia?

Os benefícios associados são diversos. Eles vão desde o relaxamento, a melhora de humor, até o auxílio em algum tratamento médico. Além disso, potencializa o sistema imunológico, trata alguns níveis de depressão, traz alívio da ansiedade e estresse, e reduz dores.

Existe também a técnica usada para fins estéticos. Ela contribui para o combate à celulite e à gordura localizada. Isto é possível devido às manobras que auxiliam na estimulação da circulação linfática e sanguínea, aumento do metabolismo local e eliminação de toxinas.

Para quem é indicada a massoterapia?

Indica-se a massoterapia para todas as pessoas. Contudo, existem alguns grupos com contraindicações. Uma pessoa hipertensa poderá realizar, porém tomando os devidos cuidados. Gestantes podem fazer drenagem linfática, exceto no abdômen.

Técnicas associadas a massoterapia

Em síntese, as técnicas mais usadas atualmente são: terapêutica, relaxante, drenagem linfática e estética. Vamos entender cada uma delas.

  • Terapêutica: atua como forma de prevenção e como forma de tratamento para dores e contusões musculares. Seu principal objetivo é a eliminação de anomalias e atrofias. Um exemplo clássico é a massagem cervical, que trata torcicolos e cervicalgias.
  • Relaxante: Busca o relaxamento físico e mental, combatendo tensões, estresse, insônia, entre outros.
  • Estética: divide-se entre a estética facial e corporal. Na estética corporal são usadas técnicas  e cosméticos que auxiliam no emagrecimento e redução de medidas. Na estética facial, o objetivo é aliviar o estresse e as tensões do músculo do rosto.
  • Drenagem linfática: elimina os excessos de líquidos e ativa a circulação sanguínea. Assim, as células passam a receber melhor os nutrientes, contribuindo para a desintoxicação, eliminando também o inchaço corporal.

Manobras manuais

Existem muitas manobras utilizadas pelos profissionais para que a experiência da massoterapia seja mais eficaz e atinja todos os seus objetivos, de acordo com cada pessoa.

Algumas delas são: amassamento, deslizamento superficial, fricção e deslizamento profundo.

Quer saber mais sobre a massoterapia? Entre em contato conosco!

Agendamento de Consulta

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato com você!

Enviando...

Dra Roberta Albrecht Villa Real
CRM 101560-SP | RQE 42811