Os exames de imagem são procedimentos que servem para observar as partes internas do organismo, apoiando assim diagnósticos ou abordagens terapêuticas. Tudo acontece de forma não invasiva (sem a necessidade de cirurgia), indolor e rápida.

Dessa forma, a radiografia convencional, mamografia, densitometria óssea, tomografia computadorizada e ressonância magnética são alguns dos exemplos para realizar este tipo de exame.

Após sua realização, o médico radiologista é o responsável por interpretar os resultados.

Afinal, para que servem os exames de imagem?

A principal finalidade de um exame de imagem é a realização de diagnósticos, através da análise das partes internas do corpo. Portanto, caso seja identificada alguma anormalidade em estágio inicial, são maiores as chances de tratar e curar a doença.

Existem ainda alguns procedimentos que, além de imagens estáticas, fornecem imagens em movimento e em tempo real, como é o caso da ultrassonografia.

Diferentes tipos de doenças utilizam os exames de imagem em seu acompanhamento. Ao fraturar um osso, por exemplo, radiografias simples são utilizadas. Já para o acompanhamento e tratamento de doenças cardiovasculares, os médicos e técnicos em radiologia utilizam o recurso da ressonância magnética.

Principais tipos de exames de imagem

Como dito anteriormente, existe uma variedade de exames de imagem que são utilizados pelos médicos para diagnóstico do paciente. Assim, a escolha do mais adequado depende da área que se pretende investigar. 

Dessa forma, os principais tipos de exames de imagem incluem:

Raio x

Um dos mais antigos, além de ser o mais comum. O raio x pode ser usado para analisar as diversas estruturas do corpo humano, como ossos, arcada dentária, tórax, entre outros.

Entre suas principais vantagens estão rapidez e baixo custo, além do uso de substâncias que ajudam a aumentar o contraste e melhorar a qualidade das imagens. Por ser realizado com radiação, é preciso que sempre se tome cuidado para que não haja exposição do paciente.

Mamografia

A mamografia é um exame por imagem que visa a análise da anatomia do tecido mamário. Ela faz uso de um elemento químico chamado molibdênio, que fornece um maior contraste às imagens, facilitando a diferenciação da mama e outros tecidos próximos.

Seus níveis de radiação são considerados baixos, e portanto, seguros. Vale salientar que mulheres com implantes mamários devem ter cuidado redobrado e informar ao médico a situação antes da realização do exame.

Ressonância magnética

Trata-se de um exame que utiliza a combinação de radiofrequência com magnetismo para obtenção de imagens transversais dos órgãos internos. Assim, seu principal uso se dá no diagnóstico que afeta as estruturas internas, como derrames, tumores e lesões em órgãos.

Entre as principais vantagens da ressonância magnética estão a qualidade das imagens e a não utilização de radiação, além do uso de substâncias menos tóxicas para o contraste das imagens.

Ultrassonografia 

Analogamente a ressonância magnética, a ultrassonografia também não utiliza radiação para obtenção de imagens. Aqui, utilizam-se ondas sonoras de alta frequências. Ela rebate nos tecidos, produzindo “ecos”, que são convertidas em imagens de computador.

Este tipo de exame se destaca pelo baixo custo, facilidade de uso, e principalmente, por ser extremamente seguro.

Você ainda tem dúvidas sobre algum exame de imagem? Entre em contato com a gente!

Exames de imagem

Agendamento de Consulta

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato com você!

Enviando...

Dra Roberta Albrecht Villa Real
CRM 101560-SP | RQE 42811